47 3387-0830

Social Social Social

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Educação Fundamental I

Acreditamos que esse período é a base para os anos seguintes, por isso o processo ensino-aprendizagem precisa possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades das diversas áreas do conhecimento, através de situações de aprendizagem reais e significativas, para a construção do conhecimento e compreensão de mundo. 

O Ensino Fundamental é dividido em 9 anos, subdividindo-se em anos iniciais e finais. No Ensino Fundamental 1 que corresponde aos anos iniciais, aprender usando a imaginação e a criatividade é a melhor forma e mais significativa para o ensino-aprendizagem. No Colégio Fátima entendemos que cada criança é única e aprender a ler e escrever acontece aos poucos e de uma forma muito individual. Respeitar o tempo da criança é essencial.

Acreditamos que esse período é a base para os anos seguintes, por isso o processo ensino-aprendizagem precisa possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades das diversas áreas do conhecimento, através de situações de aprendizagem reais e significativas, para a construção do conhecimento e compreensão de mundo. Assim, acreditamos que durante o desenvolvimento de pequenos projetos fortalecemos nossas relações interagindo com o outro, discutindo, resolvendo situações problemas que surgem durante o estudo, conversando e encontrando soluções para as problemáticas. Oportunizar a organização do pensamento com vivências de valores de solidariedade e responsabilidade, respeitando a si mesmo e ao próximo, é a construção sócio emocional, que acontece em paralelo a todo ensino didático. 

No Ensino Fundamental 2, anos finais, é a fase de transformação para os alunos, tanto emocionais e físicas quanto psicológicas, eles entram crianças e saem adolescentes. Esse ensino precisa acompanhar essas mudanças com uma aprendizagem didática, visando o desenvolvimento da tolerância, conscientização e respeito.

Autonomia é a palavra que define essa etapa no Colégio Fátima, o aluno é apresentado a mais matérias que na etapa anterior, oferecendo assim uma aprendizagem com a proposta participativa, na qual o aluno é inserido no processo que permite acompanhar o seu próprio desenvolvimento, encaminhando-se para uma autonomia cada vez maior. O bom relacionamento professor-aluno é pré-requisito, trazendo assim, uma aprendizagem significativa que faz sentido para o aluno. Suas perguntas não são apenas respondidas, mas passam por todo um processo de reflexão, assim o aprendizado se torna conhecimento e motivação para os próximos passos.